Imagem

Como lidar com a preguiça 💤

Oi 🙂

Hoje o post é sobre preguiça. Quem nunca né?! Acho que todo mundo é preguiçoso às vezes, uns mais que os outros, mas não deve existir ninguém no planeta Terra, que já não sentiu aquela vontade de fazer nada.

Decidi reunir aqui algumas dicas de como lidar com a dona preguiça, porque excluir ela totalmente da sua vida é uma missão impossível.

Vou citar 5 dicas indispensáveis para você conseguir cumprir suas tarefas, estudos ou compromissos sem erro de ficar achando que não tem tempo, ou com vontade de fazer nada!

1. Não deixe tudo para fazer no mesmo dia.

IMG_5247,1

Dividir as tarefas, estudos ou trabalhos por dia é bem mais tranquilo de fazer, ao invés de deixar tudo para fazer em um dia só.

Por exemplo, reserve 2 horas do seu dia para estudar as materiais da escola. Se você dizer isso todo dia, quando chegar na véspera da prova, não vai precisar estudar como um condenado por várias horas.

Ás vezes aquela tarefa de casa que sua mãe pede, como limpar o seu quarto ou a estante de livros pode ser muito chato. E você fica com muito preguiça só de pensar em fazer tudo isso. Mas se todos os dias fazer um pouquinho, não irá perceber que fez. Por exemplo, reserve 1 hora ou menos para limpar seu quarto na Segunda-feira, e na Quarta-feira você limpa sua estante de livros, e pronto, missão cumprida!

Eu, por exemplo, reservo um dia para trabalhar nos videos para o youtube, e outro para fazer um post no blog. Se eu fosse fazer as 2 coisas por dia, acabaria sem minhas horas de lazer e muito cansada, daí no próximo dia iria bater aquela preguiça de fazer nada haha

2. Faça uma lista (check-list).

IMG_5258,1

Fazer uma lista para se organizar te ajuda muito. Toda semana ou mês faça uma lista de coisas que você quer fazer e organize de acordo com os seus horários. Assim nunca mais vai precisar falar “ah não, eu esqueci de fazer isso” ou “ah, não deu tempo”.

Comece pelo seu dia, quais são suas atividades?! Marque os horários que você fica na escola, academia ou trabalho. Não esqueça de anotar os horários de café da manha, almoço, lanche, janta e banho. Depois de ter feito isso, anote nos horários que sobraram 1 ou 2 coisas que você precisa fazer no dia. Nos dias seguintes é no mesmo esquema.

IMG_5268

Não esqueça de deixar um horário reservado para o lazer, como acessar as redes sociais, assistir filmes e sair com os amigos. Se você não conseguir horário durante a semana, coloque o lazer nos finais de semana. É muito importante descansar a mente e se divertir (:

Lembrando que você tem que dormir 7 ou 8 horas por dia. Não mais e não menos que isso hein!

3. Torne o momento agradável.

IMG_5256,1

Tudo se torna melhor de fazer quando você tem uma motivação. Isso é muito pessoal, mas por exemplo, ouvir suas músicas favoritas enquanto está fazendo algo, motiva e muito.

Eu, por exemplo, não consigo ir na academia ou ficar editando fotos sem colocar meus fones de ouvido! Minha mãe, toda vez que ela vai passar roupa, liga a televisão para assistir um filme ou um programa favorito. Realmente, assim o tempo passa mais rápido.

Talvez arranjar um amigo para te acompanhar resolver assuntos chatos no banco ou estudar aquele assunto difícil para prova, faz com que tudo se torne mais agradável de fazer.

4. Crie um “presente” para lhe dar em troca.

IMG_5251,1

Se você não conseguiu um amigo para te acompanhar a fazer aquela tarefa chata da rotina, ou você não gosta de ouvir música (impossível mas há possibilidades haha) ou no seu trabalho não tem como assistir filme ou tv…

Você pode por exemplo depois da tarefa, marcar de ir no shopping fazer aquelas compras, assistir um filme, sair com os amigos, tirar aquela soneca ou comer (minha opção favorita) seu prato preferido como recompensa depois da sua semana de luta contra a preguiça.

Toda vez que você sentir aquela vontade “ah não vou fazer”, pensa no “presente” que vai ganhar em troca, mesmo que seja só aquela bala depois de cada missão cumprida!

5. O famoso “faça logo para se livrar”.

Realmente essa frase funciona muito bem, e eu sou a prova viva disso. Toda vez que eu não estou com vontade de fazer algo, penso, se eu fizer agora, depois vou ter tempo livre. Se você ficar adiando, vai acumular mais coisas para fazer, e no final vai ser bem mais difícil, do que ter feito antes. Além de acabar não tendo tempo livre.

É muito simples, tem algo para fazer?! Faça! Sempre pense no tempo depois do processo e não durante. Por exemplo, ficar pensando como vai ser chato fazer aquilo, e como você vai se sentir, não vai adiantar nada. Agora, pensar que depois você poderá fazer algo mais agradável, ou terá tempo livre será ótimo, e isso vai motiva-lo a concluir logo essa tarefa.

Quando eu estava no último ano da faculdade, fazendo meu TCC (trabalho de conclusão de curso), sempre quando começava uma etapa com data para entregar, eu já fazia para ficar livre. Sabia que próximo da data, se tivesse algo para acrescentar ou alterar no trabalho, ainda daria tempo, e poderia fazer com tranquilidade.

Fazer algo bem antes da data de entrega, faz com que você tenha mais tempo de se empenhar e caprichar naquilo. Fazer as pressas em poucos dias, além de sair mal feito, você vai se estressar. O que era para ser algo tão simples, se torna complicado.

Espero que essas dicas realmente te ajudem!

Até o próximo post ❤

Atenção: Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Uli Azeredo © exceto quando sinalizados. Seja original e não copie (:

Anúncios

4 comentários sobre “Como lidar com a preguiça 💤

  1. Debb Cabral disse:

    Amei, amei, amei.
    Não sei o que eu gostei mais, as dicas (muitas das quais eu já uso) ou as fotos!
    Muito bacana o seu post, de verdade. Preguiça é uma constante na nossa vida, mas não podemos deixar ela vencer, né? 🐱
    Até fiz um post no meu blog falando justamente o perigo da procrastinação e como ela não atrapalha só a gente. Dá uma olhada!

    Beijão!
    Debb
    http://www.gatoqueflutua.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s